quarta-feira, 2 de maio de 2007

O que é a realidade?

Mas dá-se o caso de que a realidade, tal como uma paisagem, tem infinitas perspectivas, todas elas igualmente verídicas e autênticas. A única perspectiva falsa é aquela que pretende ser única. Dito de outro modo: o falso é a utopia, a verdade não localizada, vista de nenhum lugar.
Ortega Y Gasset, El tema de nuestro tiempo

O homem vive no mundo. Ele aí nasce. E aí morre. Na nossa experiência total, que lugar ocupa o mundo?
Ele é o meio material, distinto do nosso corpo, cujas dimensões e fronteiras são incrivelmente relativas. Para um feto, o mundo é o seio da mãe; para um primitivo é a floresta ou a estepe, ou o mar e as suas margens... e sempre a alucinante abóbada do céu. Para uma criança muito jovem é a sua casa; para qualquer um de nós, hoje, é a nossa pequena e depois a nossa grande pátria, e depois o nosso continente e os outros, e finalmente o cosmos inexplorado.
O mundo das nossas primeiras experiências aumenta nas nossas perspectivas graças às nossas informações, as nossas viagens, os nossos conhecimentos e os nossos próprios sonhos.
Que é, para nós, esse mundo? O espaço onde se desenrola a nossa existência.
S.Nicolas, Pour Comprendre la Philosophie

1 comentário:

Anónimo disse...

Percebe-se que a construção do real é feito com a apropriação da linguagem, dos símbolos que determinam o que é a realidade em que se está inserido, quanto mais linguagem, mais símbolos mais signos que é a decodificação da realidade para os observadores externos,mais realidade é apropriada, ou, dizendo de outra forma, adquire-se conhecimento, internaliza-o, constrói-se.
Portanto partindo desse pressuposto, possuindo maior quantidade de signos, mais conceitos para explicar as coisas, melhor conseguiremos nos relacionar com as diferentes realidades que se apresentam para nós e, consequentemente, poderemos de outras formas explicá-la. Pois o que determina a consciência da realidade é dado em três momentos da institucionalização: primeiro o ser humano cria a realidade; no segundo momento a realidade se desliga do ser humano, torna-se objetiva, reificada; e em terceiro, no processo de aprendizagem, o ser humano torna-se produto do que ele mesmo produziu, sendo tudo a ação de um sistema lingüístico, é dentro deste processo que se dá a formação das instituições. E com isto deixo-vos a pensar...