domingo, 29 de abril de 2007

É ou não é um cachimbo?

O termo "realidade" designa aquilo que existe efectivamente: uma realidade é uma coisa que é, a realidade é o conjunto das coisas que são.
Enciclopédia Universalis

A ciência, embora transforme a nossa imagem do real, não passa, assim o cremos, de uma perspectiva referencial e os múltiplos níveis de realidade, no fundo, supõem um elemento último cuja existência não pode ser discutida sem que a totalidade desabe como um imenso castelo de cartas. Ao mesmo tempo os homens determinam o que é através do que fazem. Que a realidade existe, não temos nenhuma dúvida. Mas que saibamos o que ela é, isso é outra história.


PARROCHA, D., Le Réel

3 comentários:

Anónimo disse...

As ideias tem uma realidade objectiva,são o modelo ideal das coisas que vemos ou não, ou seja, nem sempre as coisas que vemos podem ser reais,como por exemplo se viajarmos no deserto durante algumas horas podemos ter visões, desta forma designamos como uma rasteira da nossa visão,logo por sua vez,não faz parte da realidade.
Mas também podemos analisar por outros aspectos,por exemplo um indivíduo, dirige-se ao médico para fazer exames de rotina.Passado algum tempo,veio a saber que tinha um cancro na cabeça,sabendo que só iria ter mais três meses de vida,chocado com a situação, procura apoio em alguns amigos,estes dizem-lhe que não é grave e que iria ser curado com os tratamentos, este fica mais animado,passando a não aceitar a versão do medico.
AFINAL O QUE É A REALIDADE?
É O VEMOS? O QUE OUVIMOS? OU NO QUE ACREDITAMOS?
Myguel Gomes.

Anónimo disse...

E o que não conhecemos? Também é real? Imagine algo de que lhe falaram, mas que não conhece (no sentido de ter experienciado),que realidade tem/terá para si?

Anónimo disse...

realidade e precepcao nao passam de prismas/prespectivas/percepcoes. basta ver o exemplo de um daltonico em como uma pessoa com visao cromatica ve um verde que fica a matar no objecto e o daltonico ve um rosa ou preto que fica calaminoso. 2 visoes reais para as pessoas ainda assim muito diferentes.