quinta-feira, 26 de abril de 2007

amiga/inimiga

A verdade é que a maioria das pessoas acredita que a tecnologia é um amigo indefectível e há duas razões para isso.
Primeiro, a tecnologia é uma amiga, torna a vida mais fácil, mais limpa e mais comprida. Pode pedir-se mais a um amigo?
Segundo, por causa da sua relação longa, íntima e inevitável com a cultura, a tecnologia não incita a um exame íntimo das suas próprias consequências. O tipo de amigo que pede confiança e obediência, que muitas pessoas estão inclinadas a satisfazer porque as suas dádivas são realmente caritativas. Mas, claro, há um lado negro neste amigo: as suas ofertas têm pesadas contrapartidas. Posta nos termos mais dramáticos, a acusação afirma que o crescimento descontrolado da tecnologia destrói os recursos vitais da nossa humanidade, cria uma cultura sem um fundamento moral e mina certos processos mentais e relações sociais que tornam a vida humana digna de ser vivida. A tecnologia, em suma, é tanto um amigo como um inimigo.

N. POSTMAN, Tecnopolia: quando a cultura se rende à tecnologia, Lisboa,Difusão Cultural,pp.9-10

12 comentários:

Anónimo disse...

'Tás muito moderna com bloggs e tudo e tudo!
Vou mostar à minha filha q tem 1 tabalho de filos para apresentar.
Gosto do texto.
Teresa

Bruno disse...

A tecnologia acima de tudo veio facilitar a nossa vida,mas uma questao que devemos colocar a nos proprios é ate que ponto?sera que a tecnologia nao nos veio facilitar a vida demais,se repararmos hoje em dia nada se faz sem tecnologia,todo o mundo é gerido atraves de um rato e um teclado,tornamo-nos dependentes da tecnologia,até para as accoes mais basicas do dia a dia e na minha opiniao isto nao é nada benefico,o que aconteceria se o mundo como o conhecemos deixasse de existir,como deliniariamos as nossas vidas?É que chegamos a um ponto de tarmos tao dependentes que nao sei se nos conseguiriamos por assim dizer,levantarmos da poeira.Penso que acima de tudo nao deveriamos esquecer de onde vimos,quais as nossas raizes,e deveriamos continuar a colocar em pratica tudo o que os nossos antepassados nos legaram,e penso que cada vez mais nao é o que acontece,cada vez mais nos esquecemos e deixamos de experimentar o que passado nos deixou e á medida que o tempo passa mais nos rendemos á tecnologia...a tecnologia é algo benefico,ninguem o podera negar...mas a tecnologia veio trazer-nos uma extrema dependencia...poderemos dizer que como tudo existe um lado positivo e outro negativo e o que deveremos perguntar a nos proprios é qual dos lados sera melhor,na minha opiniao,o melhor a fazer seria equilibrar os dois lados,pois desta maneira nao so teriamos o conhecimento da tecnologia mas tambem a continuacao das nossas raizes,pois é algo que devemos passar de geracao para geracao,alem de ser inegável que nos tornaremos seres humanos mais completos...

Anónimo disse...

Eu, em particular, não gosto muito de tecnologias, só as uso se for mesmo uma necessidade.
A tecnologia facilita-nos muitas vezes, mas é com ela que a humanidade se perde, ou seja, as crianças a partir dos 12 anos já utilizam telemóvel e isso é muito mau.
Elas só querem brincar com os telefones porque têm jogos, dá para por toques etc, e não dão a importância devida ao telefone, já para não falar das doenças através das radiações do telefone.
Também acho que a Internet é muito boa mas também é muito má, boa no sentido em podemos encontrar tudo o que queremos, mas é má porque ela proporciona sites indecentes onde qualquer pessoa pode aceder, e é por isso que eu odeio a tecnologia.
Eu acho que devemos voltar ao tempo dos nossos avós.

Um abraço fraterno em Cristo ressuscitado.

Tiago (Missionário Passionista)

Anónimo disse...

Sem duvida que a tecnologia é um amigo do qual já poucos podem abdicar, na medida em que, ela está presente no nosso dia-a-dia em tudo o que fazemos. Porém, analisando de forma diferente chegamos à conclusão que a tecnologia implementada na industria, por exemplo, faz com que se aumente a produção, mas infelizmente retiram postos de trabalho, o que a faz ser apelidada de inimiga.

Anónimo disse...

As novas tecnologias vieram facilitar muito a nossa vida,principalmente para quem trabalha e quem tem o dia muito ocupado.
Através das novas tecnologias já podemos fazer trabalhos,ir às compras, fazer pagamentos e muitas coisas sem perder tempo e muitas vezes dinheiro.
As novas tecnogias, apesar de ter muitas coisas a favor, tem algumas coisas contra, como chegar ao ponto de ser viciante capaz de destruir uma vida ou até destruir uma família.
Raquel

Carlos Almeida disse...

Certamente que a tecnologia pesa nos “dois lados” da balança. Seria inimaginável abdicarmos dela de qualquer forma.
As magníficas evoluções tecnológicas surpreendem-nos facilmente que quase aceitamo-las de modo automático como parte integrante do nosso quotidiano. Ajuda-nos a melhorar o nosso ritmo de vida, permitindo assim, acelerar o processo de qualquer tarefa. Porém, pode trazer desvantagens. Com as novas tecnologias as pessoas “prendem-se” em casa porque sentem-se seguras sem necessidades de conviver com o mundo exterior. Ultimamente, em Japão, existe um certo número de jovens que não convivem socialmente com outras pessoas devido a distúrbios psicológicos. Hikikomori, é um termo de origem japonesa que designa um comportamento de isolamento doméstico. Este é um exemplo de um problema da era das tecnologias avançadas.
O mundo evolui sem necessitar de evoluir instantaneamente. Penso que o problema não seja talvez esse, mas sim, a procura da evolução.

Carlos Almeida disse...

btw, LOL @ Tiago

Anónimo disse...

A meu ver a tecnologia facilita muito a vida em certos pontos, mas também não é cem por cento fiável,pois existem muitos perigos na net e como o título diz será amiga ou inimiga. Nem tudo pode ser perfeito mas se nao existisse nao tinhamos um blog tão interessante como este. Por isso acho que a tecnologia é amiga.

Anónimo disse...

A tecnologia...Sem dúvida um bem essencial no nosso dia-a-dia, não concordo quando consideram que a tecnologia é inimiga do Homem. Como? Quando? E em que situação? Não podemos apontar um dedo a uma ciência que nos mostrou a "luz"
Vamos nos deixar de rodeios e de conservadorismo e vamos encarar a tecnologia como uma mais valia..
João Pegado
CARPE DEAM :P *=

Anónimo disse...

Na nossa opnião a tecnologia faz parte do nosso quatidiano, nao concordando assim da opnião que esta seja inimiga.
Cada vez mais sentimos a necessidade de recorrer ás novas tecnologias.
Sem duvida que a tecnologia é nossa amiga.


Ruben Guerreiro e Vera Rita

Anónimo disse...

Na minha opiniao a tecnologia tem os seus prós e contras, por certo c/ o avanço tecnologico a vida tornou se mais facilitada, e a realidade é que é deveras dificil abdicar de certos objectos tecnologicos/basicamente da tecnologia em si; nos tempos que correm a tecnologia instalou se de tal forma no nosso quotidiano , que é impensavel, irreversivel mesmo,os "harduser's" passarem um dia sem o contacto tecnologico (utilizaçao de pcpocket's Q'teks, PDA's, telemoveis,acesso a internet,etc...). Se analisarmos c/ atençao existe um equilibrio muito tênue entre as desvantagens e as vantagens que a tecnologia trás para a sociedade. Tendo em conta o avanço tecnologico, a principal vantagem é reflectida na produçao industrial: a tecnologia torna a produçao mais rapida e maior, oferecendo como resultado final um produto mais barato e com maior qualidade, todavia as desvantagens que "ela" nos trás sao de tal forma preocupantes que quase superam as vantagens, como por exemplo a poluiçao (nao sendo esta controlada a tempo evoluira p/a um estado "insustentavel"/ irreversivel); outra desvantagem é a utilizaçao intensiva e massificada das máquinas na industria, na agricultura e no comercio, sendo o homem substituido pelo trabalho das maquinas, gerando assim o desemprego. Na minha opiniao a tecnologia é amiga face o avanço da nossa sociedade, e inimiga mediante todas as suas desvantagens. Beijinhux Monica Marques 11º1

Anónimo disse...

As vezes dizemos que a tecnologia é destruidora mais porque dizemos isso?se fomos nós os própios que as criamos...ela pra mim é uma desvantagem mais ainda sim facilita nossas vidas mais graças a ela estamos nos afastando da família e dando atenção a tecnologia deixamos de participar da sociedade para ficar preso a nossa casa por ter conpromisso com a tecnologia...deixamos até de viver a vida para ficar na frente de um computador isso é vantagem? e tantos empregos que perdemos por criarmos uma maquina e no final das contas tomar nosso lugar isso é vantagem? eu digo aquelas pessoas que dão tal valor á tecnologia e ficam presas a ela não sabem realmente viver e dar valor a vida.