domingo, 27 de maio de 2007
Somos (des)iguais
quarta-feira, 23 de maio de 2007
A incompatibilidade entre direitos humanos e governos totalitários
Direitos Humanos
terça-feira, 22 de maio de 2007
Direitos Humanos e Globalização
domingo, 20 de maio de 2007
terça-feira, 15 de maio de 2007
Ciência: Milagre? Mistério? Autoridade?
sexta-feira, 11 de maio de 2007
O que/como é a realidade. Formas de apreensão...
"Tem cerca de seis polegadas de comprimento", comentou, "é uma forma vermelha e curva com um apêndice verde linear."
"Sim", disse-lhe eu encorajando-o, "e o que poderá ser?" "Não é fácil", parecia perplexo, "falta-lhe a simetria simples dos sólidos embora possa ter uma simetria própria mais complicada... penso que talvez seja uma planta ou uma flor." "Talvez seja?" "Talvez", confirmou. "Cheire-a", sugeri. Mais uma vez ele pareceu confuso, como se eu lhe tivesse pedido para cheirar uma simetria complexa, mas acedeu e cortesmente levou-a ao nariz. De repente pareceu reviver.
"Linda!", exclamou, "uma das primeiras rosas do ano. Que perfume divino!" E começou a trautear "Die Rose, die Lillie..." Parecia que a realidade podia ser apreendida não através da visão mas através do cheiro.
SACKS, Oliver, O homem que confundiu a mulher com um chapéu, Relógio d`água, pp. 29-30
terça-feira, 8 de maio de 2007
Tecnologia e globalização
A tecnologia altera tudo - era esse o argumento de Marx e, sendo uma meia verdade perigosa, é, ainda assim, reveladora. Quando a tecnologia anulou a distância, deu-se a globalização económica. Nos supermercados de Londres, os legumes transportados por via aérea a partir do Quénia vendem-se ao lado dos da região vizinha de Kent. Os aviões trazem imigrantes ilegais em busca de melhores condições de vida num país que admiram há muito. Caídos nas mãos erradas, os mesmos aviões transformam-se em armas mortíferas que fazem ruir edifícios. A comunidade digital instantânea alarga a natureza do comércio internacional de bens reais a serviços especializados. No final das transacções de um dia, um banco de Nova Iorque pode ver as suas contas feitas por empregados que vivem na Índia.
Peter Singer , Um Só Mundo(A ética da globalização), Gradiva, p.37
quarta-feira, 2 de maio de 2007
O "mundo real" da linguagem
O que é a realidade?
O homem vive no mundo. Ele aí nasce. E aí morre. Na nossa experiência total, que lugar ocupa o mundo?